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Sobrecarga Cognitiva em Crianças

Sobrecarga Cognitiva em Crianças

Dra. Bugiganga educacao

3 Coisas que Você Precisa Saber sobre Sobrecarga Cognitiva em Crianças

 

1. O que é sobrecarga cognitiva? Como posso saber se a professora da escola, ou eu mesmo, estou cometendo esse erro com meu filho?

PROF. CARLOS: A sobrecarga cognitiva ocorre quando você exige de uma criança o aprendizado de um conteúdo e, no momento mesmo do aprendizado, a criança tem de acionar várias habilidades, às vezes algumas que ela ainda não possui. O prof. Luiz Carlos Faria, na entrevista que concedeu ao blog, narra um caso de sobrecarga cognitiva no processo de alfabetização de sua filha na escola: a professora havia passado um texto em espiral para que os alunos lessem. Ou seja: no momento em que a criança precisava dominar as constrições mecânico-espaciais da escrita e da leitura (da esquerda para a direita, de cima para baixo, uma folha depois da outra), fizeram-na ter de girar a folha para ler o texto.

Uma outra estratégia que gera sobrecarga cognitiva ocorre no ensino de uma língua estrangeira para a criança, quando, ao mesmo tempo, exige-se que ela escute, fale, traduza, leia e escreva. Isso é exigir algo que ela não será capaz de fazer, uma vez que, para ler e escrever, ela precisa antes ouvir e falar a língua com fluência e desenvoltura. Isso porque a escuta está para a leitura como a fala está para a escrita. Se a criança não é capaz de ouvir, compreender e imitar os sons da língua, com certeza não conseguirá ler e escrever.

Para evitar a sobrecarga, você precisa avaliar se o método tem uma progressão, se parte do mais simples e vai em direção ao mais complexo; assim seu filho não irá sofrer com a sobrecarga cognitiva, que pode simplesmente travá-lo.

2. Por que é errado pedir que uma criança que está sendo alfabetizada interprete o texto que leu? Afinal, ela não tem de compreender o que lê?

PROF. CARLOS: Uma coisa é compreensão do texto; outra coisa é interpretação. Quando você lê um texto, o seu objetivo é compreendê-lo, extrair o significado deleDiferente disso é interpretar, o que exige a emissão de um juízo a respeito daquilo que foi compreendido. Muitas vezes, na escola, a criança ainda não lê com fluência (e, conseqüentemente, não compreende bem os textos), mas, mesmo assim, é convidada a interpretar o que leu. Isso obviamente não funcionará!

Por isso, para evitar a sobrecarga cognitiva, precisamos analisar as progressões e sequências mais adequadas.

Eu sempre digo que as crianças precisam, antes de tudo, dominar o princípio alfabético, ou princípio de correspondência entre fonemas e grafemas, isto é, ela precisa saber que os fonemas são representados graficamente por letras ou grupos de letras. Afinal, esse é o coração do nosso sistema de escrita, e levará as crianças a decodificarem as primeiras palavras.

Por outro lado, elas lerão textos e queremos que elas os compreendam – e, futuramente, que emitam seus juízos sobre eles. Por isso, é preciso também investir em compreensão oral de textos: a compreensão oral servirá de base para a compreensão textual.

3. Como posso saber que uma criança sofreu sobrecarga cognitiva?

PROF. CARLOS: Uma criança que sofreu a sobrecarga acaba ficando paralisada. Conversei certa vez com uma funcionária de uma Secretaria de Educação que relatou ter ido a uma escola e visto uma criança chorando porque não sabia ler. Essa é a questão: uma criança não sabe ler e a professora dá uma prova para que ela resolva sozinha. Este é o resultado: a criança se frustra porque se acha incapaz.

Fonte: http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/3-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-sobrecarga-cognitiva-em-criancas/. Acesso em 01 de novembro de 2018.

 

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